quinta-feira, 8 de junho de 2017

Livro: Dieta Espiritual

http://www.buscape.com.br/


Olá Fraternos! 

Nossa dica de hoje é o livro A Dieta Espiritual do autor Allan Percy. Nosso fraterno Paulo Epifânio (Paulinho) preparou um resumo das reflexões que esse livro traz. 

A obra Dieta Espiritual surgiu quando o autor conversava com um amigo que havia emagrecido bastante. Enquanto o amigo explicava as diferentes dietas que tinha seguido para perder peso, Allan Percy teve um insight: o que nos torna pesados não é o nosso peso corporal, mas o peso das emoções negativas que carregamos nos ombros. 
A partir dessa reflexão nasceu A Dieta Espiritual, um livro que aborda como eliminar hábitos e comportamentos que são prejudiciais à saúde física e espiritual. Assim, o autor apresenta as 24 causas mais comuns da infelicidade humana e como trabalhar esses hábitos e nos livras deles, um a um, semanalmente. 
1 – Preocupação                                  
2 – Estresse                                         
3 – Rigidez                                          
4 – Comparações                                  
5 – Inveja e Ciúmes                             
6 – Obsessão pela opinião alheia      
7 – Julgamentos e Críticas                  
8 – Ira e Ódio                                       
9 – Hostilidade e Preconceitos    
10 – O Ego                                             
11 – Ficar preso ao passado               
12 – Rancor                                           
13 - Procrastinação 
14 - Medo
15 - Dispersão 
16 -Hipersensibilidade
17 - Apatia
18 - Impaciência 
19 - Perfeccionismo
20 - Dúvidas 
21 – Dizer "Sim"(quando queremos dizer "Não")
22 - Desejo
23 - Pessimismo 
24 - Apego

O autor descreve em cada capítulo um tema, a partir de um exemplo simples do cotidiano seguido de dicas dos melhores “nutricionistas espirituais” como: Dale Carnegie – Como fazer amigos e influenciar pessoas (2012) / Como parar de se preocupar e começar a viver (2011); Dalai Lama – A arte de lidar com a raiva: o poder da paciência (2001); Daniel Goleman – Inteligência emocional (1996); Richard Carlson – Não faça tempestade em copo d’agua, e que nos mostram como aquele pensamento, sentimento ou hábitos acabam afetando a nossa saúde física e espiritual. 
Segue alguns fragmentos do livro A Dieta Espiritual para aguçar o interesse de todos e ir em busca de sua reforma intima de qualidade. 
“Quando aprendemos a nos alimentar de emoções saudáveis, descobrimos: 
  • Como a preocupação infundada diminui nossa autoconfiança. 
  • Por que não devemos nos comparar aos outros, e sim nos inspirar neles. 
  • Por que estar sempre na defensiva é uma fraqueza, e não um ponto forte. 
  • Como o excesso de críticas podem prejudicar os outros e a nós mesmos. 
  • Por que o perdão é mais libertador para quem perdoa do que para quem é perdoado”

“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” Dalai Lama 
O livro A Dieta Espiritual nos convida a iniciar uma dieta totalmente diferente, apresenta um programa semanal de reflexões sobre o comportamento individual do ser humano. Então não se espante ao começar a ler, pois o mais complicado estará por vir. Aceitar o desafio é o ponto mais “difícil”, pois nem todos estão preparados para mudar. Então, para os que gostam de uma boa leitura e querem mudar alguns hábitos indesejaveis, vá de mente aberta e pronto para olhar para si mesmo. Ao ler o livro, pude observar alguns pontos que devemos trabalhar e que as vezes não conseguimos enxergar. Sim, é difícil… pois somos convidados a nos policiar a todo momento até que hábitos saudáveis sejam devidamente trabalhados com amor. Não desanime, vá e enfrente esse desafio! 
Portando, vamos fazer dieta? Não custa nada tentar.




Um comentário:

  1. Esta semana ouvi de um fraterno o seguinte comentário: Nossa, como esses meninos e meninas do FUJovens avançaram rápido no conhecimento profundo das doutrinas do Mestre Jesus...

    Concordo. Avançaram mesmo.

    ResponderExcluir